As Instalações
A Cartuchos SulBeja investe na qualidade dos seus produtos e na satisfação dos seus clientes.
A LOJA
Desde 2017, que a Cartuchos SulBeja, a pensar nos seus clientes, transferiu o seu antigo armeiro situado no centro histórico da cidade (de onde partiu todo o seu desenvolvimento) para o Parque Industrial da cidade de BEJA onde se situa a fábrica, aqui pode estacionar cómoda e gratuitamente e, assim, comprar, para além dos nossos cartuchos, muito outro material de caça e tiro, mas também de pesca.
A FÁBRICA
A nossa instalação fabril cumprem as diversas normas de qualidade, segurança e ambiente, tendo sido estudadas para dispor de um adequado layout, funcional e propiciador de elevada satisfação e produtividade.
A Cartuchos SulBeja está equipada com maquinaria de alta tecnologia italiana, para a produção de cartuchos com elevados padrões de qualidade e segurança.
O PAIOL
Este estabelecimento localiza-se no Monte do Tacão – concelho de Mértola – Distrito de Beja, mais propriamente a cerca de 200m da estrada municipal EM510, entre o lugar de Amendoeira da Serra e Corte Gafo de Cima. A sua envolvente é uma área florestal com predominância de azinheiras, localiza-se a menos de 100m uma charca e a 120m de um depósito de água.
O paiol é o estabelecimento de armazenagem de pólvora de tiro de base simples sem modificador, com a classificação de risco explosivo 1.3 C, esta pólvora é armazenada e transportada em barricas de 15kg a 25kg, consoante o fabricante.
Este estabelecimento encontra-se abrangido pela diretiva Seveso, transposta para o Decreto- Lei 150/2015, de 5 de Agosto, devido à sua capacidade de 30 toneladas. É classificado na secção P de “Perigos Físicos” – P1a Explosivos, como estabelecimento de nível inferior de perigosidade, conforme divulgado no site da APA (apambiente.pt).
As menções de perigo deste explosivo são:
H203 = Perigo de Incêndio, de efeito de sopro ou de projeção.
Os conselhos de prudência deste explosivo são:
P210 = Manter afastado do calor, das superfícies quentes, das faíscas, das chamas abertas e de qualquer outra fonte de inflamação. Não fumar.
P250 = Evitar as abrasões/os choque/as fricções;
P370 + 380 = Em caso de incêndio, evacuar a área;
P373 = Não combater o incêndio quando o fogo atinge os explosivos.
Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas.
Os Equipamentos
O FABRICO DAS NOSSAS BUCHAS
As buchas são um dos componentes mais importantes do cartucho, por isso, investimos nos seus moldes para fabricarmos as nossas próprias buchas.
Depois de testadas diversas da concorrência foram reajustadas e adaptadas àquilo que pretendíamos, buchas que proporcionassem ótimas pressões, sem desperdício de gases e abrissem no momento certo em consonância com as respetivas pólvoras aplicadas.
O FABRICO DOS NOSSOS CARTUCHOS
Os nossos cartuchos são diferentes dos comercializados pelas diversas marcas instituídas no mercado internacional, por QUATRO grandes razões:
1. As buchas são fabricadas por nós - UNICIDADE;
2. Os nossos cartuchos têm a rastreabilidade timbrada nos próprios cartuchos, o que permite saber todo o seu histórico - SEGURANÇA;
3. Fabricamos com pólvoras de diversos fabricantes, o que permite fazer cartuchos diferentes, enquanto que as grandes marcas só utilizam a pólvora que as próprias fabricam - VARIEDADE;
4. Nos cartuchos mais comerciais, fazemos cartuchos adequados à época do ano em que se vão disparar, ou seja, um cartucho disparado com 0ºC e um cartucho disparado com 40ºC, mesmo que conservado em condições ideais, tem necessariamente que ser diferente. A partir de 10ºC já fazem a diferença, quanto mais amplitudes de 40ºC.
CONTUDO, TEMOS ORGULHO EM SER DIFERENTES!
A GALERIA DE TIRO
A galeria de tiro é o nosso laboratório de tiro, por isso, o equipamento mais importante! É constituído por um canhão fixo onde se encontra instalado um sensor de pressão, detetores de flash que medem o tempo de queima da pólvora, um cubo composto por telas óticas de medição da velocidade e a placa de impacto do tiro com os respetivos sensores de velocidade, tudo isto, interligado a um software que informaticamente transmite-nos os diversos parâmetros da prestação do tiro.